domingo, 26 de janeiro de 2020

Arte Contemporânea na sala de aula





Alunos da Escola Municipal Plácido de Castro apresentam suas produções artísticas na Mostra Interdisciplinar do Conhecimento de Parauapebas 2019

A Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas (SEMED) realiza anualmente a Mostra Interdisciplinar do Conhecimento (MINC) que tem como objetivo a valorização e exposição dos trabalhos desenvolvidos por alunos, professores e gestores das escolas da rede municipal de ensino. Neste ano de 2019, a 4ª edição do Evento com o tema "Construindo Conhecimentos e Compartilhando Saberes” foi realizada no Ginásio da Escola Cecília Meireles na sexta-feira, 29. O evento teve início às 9h com apresentações de peças teatrais, musicais, danças folclóricas e regionais, coral natalino, entre outras. Também foram expostos diversos trabalhos como pintura em tela, maquetes, literaturas diversas, etc.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Plácido de Castro levou para exposição alguns trabalhos realizados com os alunos e os professores Aurilene Farias, Eliene Silva, Paulo Santos e Thiago Almeida. Os alunos do 6º ano, orientados pela professora Aurilene, desenvolveram belíssimos trabalhos de artes plásticas e trabalhos envolvendo a disciplina de inglês. A professora Eliene da disciplina de Língua Portuguesa levou para a mostra uma apresentação do Clássico Happy Potter com materiais ricos em detalhes confeccionados pelos próprios alunos. O professor Thiago Almeida da disciplina de arte levou para a mostra uma apresentação musical com apresentação de balé. E o professor Paulo Santos, juntos com alunos do 9° ano (01 e 02), levaram para o evento as produções artísticas produzidas durante as aulas de arte abordando a tendência contemporânea usando a técnica da mestiçagem.

INSPIRANDO ARTE

Este trabalho artístico foi inspirado nas obras de um artista plástico brasileiro chamado Hermano Ferro que produz obras contemporâneas com estilo próprio. Formado em Arquitetura em Urbanismo desde 2004, Hermano Ferro passou a pintar em telas e papelões (outrora descartados). Ao longo do tempo criou um estilo próprio que mescla força e precisão, trazendo como resultado obras repletas de formas e significados. Nascido em Maceió, mora atualmente na Capital Federal, Brasília, onde exerce o ofício de tentar sensibilizar o mundo por meio de cores vibrantes e traços fortes, ambos impressos em suas obras.


ARTE CONTEMPORÂNEA

Telas feitas pelos alunos da Escola Plácido de Castro

A Arte  Contemporânea
surgiu no século XX como uma nova tendência da arte e se estendeu até aos dias de hoje propondo expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras. Ela está presente na pintura, escultura, música e nas mais variadas formas de expressões artísticas possibilitando apreciadores, diferentes tipos de imagens, cenários e outras criações ricas em detalhes.

Na escola, este tipo de arte tem a capacidade de despertar nos alunos a criatividade, pois não existem regras estabelecidas e o aluno pode criar a sua própria obra. Na Escola Municipal de Plácido de Castro, por meio da disciplina de arte, ministrada pelo professor Paulo Santos, os alunos do 9º ano 01 e 02 tiveram a oportunidade de conhecer e produzir arte contemporânea de uma forma simples, fácil e divertida.

Uma das técnicas usadas nesse tipo de arte produzidas durante as aulas da disciplina do professor foi a mestiçagem. A mestiçagem na pintura é uma técnica na qual se faz a mistura de elementos distintos para gerar um produto artístico. Na atividade desenvolvida na escola os alunos fizeram a junção da pintura usando tinta guache e colagem de imagens retiradas de revistas diversas que resultou numa arte diferenciada.

Este trabalho foi desenvolvido em duas turmas do 9º ano da Escola Plácido de Castro durante 04 aulas da disciplina de artes. Primeiramente, o professor realizou em 02 aulas uma oficina de como fazer arte contemporânea usando apenas tinta guache, cola e imagens de revistas diversas. Todos os alunos participaram ativamente da oficina e constitui um momento único e rico de aprendizagem. Nas outras 02 aulas, as duas turmas divididas em grupos, trios, duplas e individualmente, sob a orientação do professor, realizaram a produção de obras usando técnica mista.

A seleção dos trabalhos para a exposição foi feita pela indicação de alguns professores e alunos da escola. 10 trabalhos foram escolhidos para serem expostos no evento cultural e os demais serão expostas nas dependências da escola para apreciação pela comunidade escolar. As pinturas e colagem foram feitas em papel 40k e, após concluídas, foram colocadas em tela de 50x80 cm.

Este trabalho de pintura foi apresentado por 05 alunos representado as duas turmas: Gabriel da Silva Barbosa e Weslayne Sousa de Oliveira (9º 01) e Edvigens Lima Gomes, Janielly Emylle de Lima Santos, Ranielly do Nascimento Leal (9º 02).

Este tipo de atividade artística tem a capacidade de despertar no aluno a sensibilidade pela arte e possibilitar um maior conhecimento sobre a arte que nos cerca.