Produção Acadêmica


ARTIGOS PUBLICADOS

 

Neste artigo, publicado na Fólio - Revista de Letras, intitulado "UMA ANÁLISE DA ESCRITA NOS TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL", apresento uma pesquisa sobre os erros ortográficos decorrentes da influência da fala na escrita e os decorrentes da falta de familiaridade do aluno com as convenções ortográficas nas produções textuais escritas de alunos do Ensino Fundamental II, de uma escola pública no município de Parauapebas (PA). O artigo também apresenta as motivações que influenciam a ocorrência desses erros, nos levando a refletir sobre possíveis estratégias didático-pedagógicas para minimizar tais problemas.






 

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

 

Esta obra reúne trinta e cinco artigos apresentados durante o I Congresso Internacional e o V Congresso Regional do PROFLETRAS/UNIFESSPA 2020. Dentre as contribuições, o capítulo intitulado "LINGUAGEM, ENSINO E O LUGAR DA ORALIDADE E ESCRITA NA SALA DE AULA" de minha autoria junto com a Prof. Dra. Eliane Soares, apresenta uma reflexão teórica sobre as concepções de linguagem, dando destaque à vertente defendida por Mikhail Bakhtin (2006) que compreende a linguagem como um recurso de interação e a influência dessa concepção dialógica na prática do professor e no ensino da oralidade e escrita.
Download do E-book
Download do Capítulo



Esta contribuição intitulada "O ENSINO DA ESCRITA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS TEMPOS ATUAIS: jogo online como recurso pedagógico" compõe um dos e-books fruto do II SILIF do IFPB. Com esse artigo, procuramos refletir e apontar as possibilidades de uso de jogos online como recursos digitais potencializadores do processo de ensino e aprendizagem da escrita, tornando esse aprendizado mais lúdico, dinâmico e envolvente.
Download do E-book
Download do Livro